25 de abril de 2011

Per la mia bella ragazza

Amigos é das poucas coisas que pudemos escolher na nossa vida!
Amizade, É dos valores que devemos cultivar todos os dias e que temos obrigatoriamente que manter para ser cidadãos cada vez melhores. Pelo menos, deveria ser assim!
A vida muda constantemente e com essas mudanças entram e saiam pessoas a uma velocidade, por vezes, veloz demais para acompanhar.

Entraste na minha vida há uns anos atrás. Cerca de cinco ou seis. Não sei precisar muito bem e talvez seja esse o dado mais importante na nossa relação. Não preciso de contar pelas mãos os dias em que estiveste presente, pois sei que foi em todos e que assim vai continuar!
Começamos a sair de vez em quando, umas idas a praia, umas conversas banais sobre pessoas conhecidas, sobre pessoas comuns, sobre amigos e família, e a pouco e pouco, sobre nós. Sobre mim e sobre ti.
Crescemos juntas ao longo dos anos, rimos, saímos, choramos, e desabafamos. Fomos ás compras, fizemos programas de mulher, dormimos juntas, conversamos horas a fio, trocamos e mails e mensagens escritas, fotografamos juntas, passamos fins de semana juntas, viajamos, planeamos, sonhamos, e vivemos esta nossa amizade com intensidade.. Tal como todas deveriam ser.
Já discutimos também é verdade, já choramos e ficamos dias sem falar, já partilhamos ideias opostas e aceitamos que temos opiniões diferentes, e acima de tudo, já percebemos que entre nós existe uma qualidade já pouco notada em pessoas iguais a nós. A capacidade de perdoar. Sim, isso mesmo. Sabemos perdoar, e quem sabe perdoar, seja um amigo ou seja um desconhecido, sabe seguir em frente. Sabe ter segundas oportunidades na vida, sabe continuar e lutar, sabe agarrar-se as coisas e viver a vida com mais tranquilidade e alegria. E nós, minha amiga Tita, sabemos isso e muito mais.
Juntas aprendemos a gostar de fado, a apreciar bolos no Miguel, a gostar da pequenada, a idealizar famílias e coisas que imaginamos que o futuro possa reservar, a pensar no Carnaval e motivar quem nos acompanha, a escrever e partilhar as palavrinhas com os outros, aprendemos tanto que seria injusto dizer-te que não és a melhor amiga que tenho. És-o e sabes que serás sempre!
Não existem invejas, nem fofocas. Sabemos distinguir aquilo que se diz, daquilo que se ouve, sabemos que a amizade verdadeira vai mais alem daquela que se quer ver, sabemos que a essência vai alem de uns olhos azuis bonitos ou de uma peça de roupa de marca, sabemos que o não nos importa como está o cabelo, nem se os modos serão os mais apropriados ao momento, porque queremos estar juntas e gozar os momentos. Somos exactamente como deveríamos ser. Únicas.
Contigo aprendi muito mais do que imagino ter transmitido, contigo acalmo a fúria daqueles dias e momentos angustiantes que me teimam em tirar o sono, contigo vejo a razão e a lógica, e já me habituei a ver em ti a voz da consciência, porque sabemos que podemos confiar tudo e que iremos sempre dizer a verdade e não aquilo que seria apenas agradável.
é por isto tudo e por tudo aquilo que te deixei em comentários, em mensagens, em anotações em folhas que julgas perdidas nas tuas coisas, e porque te digo e demonstro todos os dias.
Porque és muito especial, e porque sei que mesmo amada por todos, te sentes pequenina as vezes.
Estou aqui, minha linda! E estarei sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário